Construir seus personagens é o começo da aventura – tanto para o jogador quanto para o mestre, afinal, o mestre tem seus personagens, mesmo que sejam apenas os NPCs.
Criar os personagens pode ser uma parte divertida e desafiadora, mas também pode ser complicada, principalmente para jogadores iniciantes e até mesmo os mestres têm que ter uma atenção especial com seus NPCs: eles devem ser carismáticos e importantes para a história, não só um aglomerado de combos de batalha.
Hoje a dica é de como o mestre pode ajudar seus jogadores a criar seus personagens, assim como o mestre dar aquela atenção especial para seu NPC.
Criando o personagem
Jogadores iniciantes costumam ter dificuldade de criar personagens. É um mundo novo, cheio de regras e mecânicas e é muito fácil se perder ou ficar desestimulado. Portanto, é muito bom o mestre ajudá-lo com a ficha, sendo paciente e explicando o básico. Não o atropele com um mundo de regras. Explique os fundamentos das regras e do cenário.
Também é uma boa dar um prazo, mesmo depois de iniciado o jogo, para que ainda alterem suas fichas em caso de qualquer arrependimento.
Background
Uma grande ajuda é o mestre não ser exigente demais ao pedir o Background do personagem, principalmente para os jogadores iniciantes. Deixe que eles desenvolvam suas histórias de forma orgânica. Estimule os jogadores a pensarem em quem são aqueles personagens. E, claro, pedir pra explicar em forma de história como ele conseguiu as coisas que estão na ficha do personagem também ajuda.
Criando o NPC
A primeira coisa é lembrar que a sigla NPC não significa Ninguém Pode Comigo (hahaha). Então não faça todo NPC ser um absurdo de forte. Claro que em uma história é natural que existam antagonistas mais poderosos que os personagens, afinal, superação é um tema recorrente para a jornada do herói. Mas não é apenas poder que define um personagem. É até compreensível que os jogadores procurem otimizar seus personagens, mas o mestre não precisa fazê-lo, pelo menos não com todos.
Desenvolva o carisma do personagem, coloque peculiaridades únicas, crie uma boa história, mesmo que simples, para direcionar o NPC, mesmo que os jogadores não investiguem. Isso dá mais vida ao personagem. NPCs esquisitos também dão boas histórias.
Criando o Vilão
Um bom vilão não é aquele cheio de combos e poderes infinitos, mas aquele que fica na memória do jogador, seja por realmente odiá-lo ou por proporcionar aquela cena épica. Uma boa forma de fazer um vilão ser marcante é colocar qualidades e defeitos, e não estou falando de qualidades tiradas do livro do cenário do RPG. Digo qualidades reais, qualidades humanas, como amar uma filha ou ter um código de honra. Ninguém é tão imperfeito.