Narrando encontros entre PCs e NPCs

Personagens feitos, história montada, como narrar o encontro entre personagens e NPCs, combates e outros encontros?

Nossas dicas:

  • Encontrando o vilão: O antagonista do jogo não precisa ser apenas o último Boss, como um jogo de videogame, que só aparece no final do jogo. Ele pode aparecer em qualquer momento da trama, principalmente se ainda não foi revelado como o verdadeiro mal. Ele pode ser apresentado como um NPC comum e aos poucos vai mostrando seu caráter, criando uma relação com os personagens dos jogadores e deixando a história mais densa.

 

  • Encontros randômicos: Os encontros aleatórios, ou encontros inesperados, podem não ser parte da história principal, mas não precisam ser insignificantes. Os melhores ganchos de sua campanha podem surgir de encontros inesperados. Lembre-se: a possibilidade de encontros randômicos pode fazer com que os jogadores explorem com mais objetividade e cuidado o cenário, bolando táticas criativas para evitá-los ou buscá-los.

 

  • Perdendo um combate: Os inimigos não precisam ser máquinas de lutar que vão combater até o ultimo suspiro. Vale lembrar que os NPCs, principalmente os humanoides, deveriam ter um instinto de autopreservação, principalmente os inteligentes: buscam fuga, trégua ou mesmo rendição para poupar a própria vida e coisas que lhes são caras. Inimigos podem sentir medo aos ver seus aliados caindo um a um.

 

  • Importante: Evite situações em que NPCs salvem o dia ou resolvam as cenas. Recorra a isto apenas como recompensa por algum feito notável ou quando provocado por um contexto muito bem trabalhado pelos jogadores, como situações passadas em que o NPC fique devendo à eles, ou quando o NPC os subornar para que façam algo que ele precise, etc.
Sobre o autor

Bueno

Mestre há milênios. Gosta de videogames, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, jogos de rpg... JOGOS! Crio cidades, cenários e mundos inteiros nas horas vagas (e durante o trabalho também). Fiz psicologia e uso elementos dessa área nas tramas.